Antecipe e Xeque-mate!

Antecipe e Xeque-mate! Nas empresas é comum as pessoas esperarem que alguém dê o primeiro passo ou atitude. Se deu certo, copia, aperfeiçoa a ideia original e assume a paternidade da inciativa. E se deu errado? Uma chuva de críticas do tipo “Eu já sabia…”, “Eu bem que tentei alertar…”


Antecipe sua joga e dê o xeque-mate

Então o negócio é administrar por segredo? Não contar nada e quando a ideia sair do papel.. voilá! Mostrar ao mundo quanto você é bom?

Bem, a minha experiência diz que você deve evitar este tipo de ímpeto. Nos longínquos anos 60 o Garrincha já dizia que era “preciso combinar com os russos!”.

Veja se o seu projeto está alinhado com o plano estratégico, discuta com seu superior o que ele pensa sobre o assunto.

Forme um time para tocar o projeto. De preferência com formações, habilidades e competências complementares. E se assegure de pelo menos um deles pensar diferente de você. É importante ter um contraponto. Mas todos tem que se comprometer em seguir a linha de ações definidas. Não dá para aceitar que alguém sabote o projeto de forma deliberada apenas para provar que estava certo.

Sugiro que você é o grupo de já estiver formado estude bem o problema a ser resolvido. A fundo. Não se concentre na sua solução. Ela pode ainda precisar de aperfeiçoamento e se você der ênfase nela, as melhorias serão periféricas.

Revise todos os dados disponíveis. Busque inteligência de mercado. Converse com o mercado sem dizer claramente aonde que chegar mas teste suas premissas.

Gerir o tempo é indispensável. Se você precisa de informações básicas necessárias para elaborar este projeto veja as dicas que dou no meu blog sobre gestão do tempo e ainda tem o meu livro sobre o mesmo assunto!

Não esqueça que “quem sabe faz a hora” tenha consciência do “timing”.

Saia na frente com uma versão 1.0 e surpreenda a concorrência.

Antecipe e Xeque-mate!