Análise de Quadrante – Matriz de Eisenhower

Analise de Quadrante – Matriz de Eisenhower . Conceito de Urgente e Importante. Muitas  pessoas se confundem.

Análise de Quadrante - Matriz de Eisenhower fonte: Portal Administradores
Análise de Quadrante – Matriz de Eisenhower

Pensam que é a mesma coisa. E não é! Se você não tem claro a diferença entre estes dois conceitos, provavelmente na hora de estabelecer suas prioridades vai acabar tomando a decisão errada.

Tem muitas definições disponíveis eu uso uma das mais simples.

URGENTE

É algo que precisa ser feito em espaço de tempo reduzido e se não for concluído gera um prejuízo real. Na sua maioria tem natureza econômica e gera perda como um negócio perdido, uma multa. Portanto não estamos falando de perder uma estreia de uma peça ou filme, a menos que você seja o produtor, diretor ou um dos atores protagonistas que sua ausência influenciará em uma perda de divulgação junto ao público com impacto na mídia e bilheteria. 

Uma das razões das coisas se tornarem urgente é a procrastinação. Ou seja havia tempo de sobra para realizar a tarefa mas ela sempre ficava para depois. E aí uma hora o prazo se esgota e não tem jeito. Oi vai oi racha.

IMPORTANTE

É uma atividade ou tarefa que agrega valor ao que você faz. Melhora a qualidade e/ou produtividade. Quem se dedica sistematicamente às atividades importantes se destacam na sua vida profissional ou pessoal. E conseguem tempo para outras atividades como ampliar conhecimento, lazer  e família.

Para poder ter tempo para isto é preciso  rever o que não tem importância e delegar para outras pessoas ou até mesmo questionar sua necessidade de continuar sendo executado.

Eu gosto de usar a matriz com os quatro quadrantes: urgente, não urgente importante e pouco importante também conhecido como matriz de Eisenhower conforme figura no começo deste post.

No meu livro Administração do Tempo Produza Mais Seja Feliz eu detalho todo este processo. Assim você poderá conhecer melhor as técnicas de gestão do tempo. Para adquirir a versão impressa clique aqui.

Com os três artigos que escrevi no meu blog, você já tem um  passo a passo básico para iniciar ou aprimorar a organização do seu tempo:

a) Já planejou o seu ano de 2020?

b) Planejamento Anual – Matriz 2 x 2

c) Análise de Quadrante – Matriz de Eisenhower