Rede Social – Faz bem ou faz mal?

Uma pergunta fica sempre no ar: Rede Social – Faz bem ou faz mal? No meu livro sobre Administração do Tempo dedico um capítulo para elas. 

Na essência rede social é algo útil e bom. Aproxima pessoas que tem algo em comum e não importa o que seja. Mas como tudo na vida que é consumido em excesso faz mal.

Rede Social – faz bem ou faz mal?

Se você fica horas a fio navegando de forma viciada, é ruim. Se você fica morrendo se inveja ou destilando seu ódio ou frustrações pior ainda pois são dois problemas: a procrastinação e as energias negativas que acabam retornando para você. 

LADRÕES DO TEMPO

Se você se consome nas redes sociais em especial no Facebook eu tenho uma dica simples: reduz teu tempo nela ou sai em definitivo se não consegue dosar. Você pode estar pensando…mas Por que? Porquê não te acrescenta em nada e excesso de exposição atrai inveja e comentários ácidos. Tem gente que no trabalho fica direto teclando e muitas vezes nem olhando na cara dos clientes ou colegas. Na prática, apenas o corpo presente e a cabeça dentro do Facebook ou vídeos com pegadinhas ou dos malditos grupos do WhatsApp, mas isto é assunto para outro post.

Se você parou para respirar e vai fazer uma pequena pausa ok, mas ficar horas vendo pegadinhas ou vídeos sem conteúdo, você está jogando seu tempo fora. Procrastinando, desperdiçando oportunidades de estar com as pessoas que te amam, produzindo ou até mesmo podendo investir no seu aprimoramento ou praticando seu hobby favorito.

COMO LIDO COM AS REDES SOCIAIS

Eu entro pouco no facebook. Normalmente quando estou à espera de algo ou quando estou me deslocando (metro, ônibus ou Uber). Aproveito o tempo “morto” e atualizo sem perda de tempo. E a noite após o jantar por pouco tempo 15 a 30 minutos no máximo.

MINHAS REDES SOCIAIS 

Todo mundo tem suas fórmulas eu vou dar a minha. Estou em varias redes mas cada uma com objetivos diferentes:

  • LinkedIn uso para me comunicar com o mercado sigo alguns “influenciers”  especialistas que agregam conteúdo e empresas de logística, transporte e tecnologia. E me relaciono com pessoas destes segmentos. Gosto muito do LinkedIn. Nele fico cerca de 30 a 45min, mas se tenho agenda apertada deixo para o dia seguinte.
  • YouTube uso para me aproximar dos amigos do Blog Rogério e compartilhar minhas experiências com colegas e estudantes.
  • Twitter uso para me atualizar rapidamente. Se algo me interessa  então vou pesquisar em outras fontes.
  • Facebook tenho um perfil pessoal para Família, amigos e colegas mais próximos e uma página do Blog para as interações do Blog. Considero o Facebook uma cilada. É muito fácil perder tempo com “abobrinhas” e discussões infindáveis e inúteis por questões que geram rompimentos como, por exemplo, política, religião ou problemas de família.
  • Instagram – Entrei a pouco tempo e uso mais para as interações do Blog.

E você como lida com as Redes Sociais? Comente aqui e divida sua opinião com os amigos do Blog Rogério.