Já planejou o seu ano de 2020?

Já planejou o seu ano de 2020? Eu normalmente faço isto entre o período de Natal e Ano Novo. Este ano farei excepcionalmente na semana de 13 a 17 de janeiro.

Já planejou o seu ano de 2020?

Quando falo planejar o novo ano não estou me referindo as resoluções de fim de ano. Aquelas que a gente promete, esquece e nunca cumpre.

Meu ritual de planejamento anual

Estou falando em metas e projetos pessoais e profissionais. Eu sempre paro um período de algumas horas.  

Para elaborar o meu planejamento anual eu programo de uma a duas horas  em dois ou três dias. É Importante que haja um intervalo para reflexão e avaliação para ver se não faltou nada relevante no planejamento inicial.

Assuma um compromisso formal dentro ou fora do seu horário de expediente, mas registre como um evento/reunião e durante o horário dele(a) para efetivamente se dedicar à tarefa sem telefone ou internet concorrendo com sua atenção.

Foque no que é importante para a sua Vida. Pessoal ou Profissional. Não importa, mas pense no começo, meio e fim. Tente quantificar a meta. 

E depois estabeleça um ordem para distribuir ao longo do ano. 

Feito isto avalie o conjunto completo e veja se está equilibrado e avalie sua exequibilidade. Nem fácil demais, nem difícil demais. 

Reflita se elas estão de acordo com os seus pensamentos iniciais? 

Elas vão te proporcionar os resultados dentro das tuas expectativas?

E qual o retorno se as suas metas forem atingidas?

Feito isto, avalie se as metas mais complexas devem ser desmembradas em duas ou mais etapas. 

Esta “quebra” é necessária para dar foco e obter rápidas vitórias (Quick Wins) e com os resultados alcançados obter a motivação necessária para atingir as demais metas!

Formalize o seu plano. Escreva e guarde ele. Não importa se na forma digital ou impresso. Marque na sua agenda as datas de avaliação. 

Depois que iniciar a execução de seu plano, faça as avaliações periódicas e revise suas metas e corrija o que for necessário. .

Fonte: Livro Administração do Tempo – Produza Mais e Seja Feliz