Tim Cook: O Gênio Que Mudou o Futuro da Apple

Biografia narra como o CEO da Apple transformou a empresa em uma marcka de 1 trilhão de dólares

Tim Cook o gênio que mudou o futuro da Apple

Quando Steve Jobs morreu, muita gente se perguntou qual seria o destino da Apple. Afinal, Jobs não era apenas seu fundador, mas também o rosto de uma das maiores marcas do planeta.

Sua morte deixou um grande vazio, e na época era difícil imaginar alguém que um dia pudesse substituí-lo à altura. Quando as especulações começaram, especialistas e público estavam prontos para fazer suas apostas sobre o novo grande líder do ramo.

Nem todos chegaram a pensar, é claro, em um cara discreto do setor operacional. Um cara como Tim Cook.

Escolhido pelo próprio Jobs para ficar em seu lugar durante afastamentos pontuais anteriores, Cook não gostava muito de aparecer.

Nos últimos 8 anos, ele enfrentou embates com o governo, denúncias de péssimas condições de trabalho e críticas que iam da falta de inovação à irresponsabilidade ecológica.

Para muitos, esses desafios poderiam ter parecido grandes demais, mas, sob seu comando, a Apple superou cada um deles, abrindo caminho para novas iniciativas ambientais e políticas de diversidade, além de ter se tornado um exemplo no ramo tecnológico quanto a privacidade.

A trajetória

Esta biografia atual apresenta pela primeira vez uma visão completa dos anos de Cook na Apple — de sua contratação ainda jovem para o setor de operações até os desafios como CEO.

Recheada de bastidores e entrevistas com nomes que ajudaram a moldar a empresa como é hoje, traz um vislumbre das mudanças e dos novos rumos traçados por Cook enquanto tenta alcançar seu ideal: fazer da Apple — e do mundo — um lugar melhor.