iFood fará entregas com robôs autônomos em 2020

iFood fará entregas com robôs autônomos em 2020 . O projeto representa um marco de inovação no mercado de delivery e coloca o iFood mais uma vez na posição de pioneiro ao testar e escalar novos tipos de modais.

iFood fará entregas com robôs autônomos em  2020
iFood fará entregas com robôs autônomos em 2020

O robô que está sendo projetado para atender as especificações da operação. Os veículos são 100% elétricos e ecologicamente corretos e tem capacidade para transportar até 30kg, com autonomia de 12 horas de trabalho.

O Projeto Piloto


“O uso de robôs autônomos é um passo em direção à aplicação de inteligência artificial para uma experiência de entrega ainda mais eficiente. É com o olhar para o futuro que estamos sendo pioneiros em testar equipamentos autônomos para entregas, garantindo otimização logística pela complementaridade com outros modais. Depois dos primeiros três meses de teste, teremos uma ideia mais concreta de como poderemos escalar”, conta Fernando Martins, gerente de Inovação Logística do iFood.

A partir de janeiro de 2020, o iFood, foodtech líder da América Latina, dará início ao projeto piloto com robô autônomo, que está sendo desenvolvido em parceria com a Synkar, empresa especializada em inteligência artificial.

Durante a fase de testes, o veículo autônomo fará a primeira etapa do deslocamento total da entrega, fazendo a retirada do pedido no restaurante, localizado dentro da praça de alimentação, e levará até o iFood Hub, estrutura física onde o entregador retira os pedido e seguirá com a entrega por moto ou bike, por exemplo. A próxima fase dos testes com o robô contemplará a última etapa da entrega, que compreende em receber o pedido pelo entregador e deslocá-lo até o consumidor dentro de grandes condomínios residenciais.

“Essa iniciativa é um marco para a indústria e mobilidade urbana no Brasil. Ela representa o domínio de uma tecnologia que poderá ser a chave para colocar o país entre os mais competitivos do mundo. A parceria com o iFood é especialmente estratégica pela sua possibilidade de massificação da tecnologia de carros autônomos”, afirma Matheus Theodoro, CEO da Synkar Autonomous, do Grupo Data H.  

Fonte: Revista Mundo Logistica