Lifelong Learning

Lifelong Learning . A velocidade de novas tecnologias e conhecimento está espantosa. A famosa lei de Moore está visivelmente ultrapassada. Cada vez mais as tecnologias ficam mais potentes, mais rápidas e com maior capacidade e como são muito usadas, rapidamente caem de preço.

Lifelong Learning

Então o ensino tem que se adaptar a estes novos tempos. Não dá para alguém se preparar por anos e transmitir o que aprendeu. Por melhor que a técnica seja, ela provavelmente estará defasada em muito pouco tempo, dada a rapidez das mudanças.

O professor tem de passar os conceitos básicos ( não rasteiros ou superficiais) e fundamentais. É preciso mostrar o caminho de como buscar o conhecimento e indicar algumas técnicas que permitam o aprendizado individual, aprofundando nos temas de seu interesse. É um desafio não só para os alunos mas pra os mestres que precisam estar melhor preparados. Vai ter muito questionamento de seus alunos…

Eu gosto de ler livros tradicionais, mas busco informações em vídeos de autores que considero que vão agregar conhecimento para mim.

Meu Canal no YouTube

Por falar em vídeos já viu os meus sobre logística? Está esperando o quê? Vai lá e se inscreve: Canal do Blog do Rogério

Como faço para ter tempo? Fácil, olha na outra página do meu blog livro que escrevi ! Brincadeiras à parte, eu uso o tempo de deslocamento até o trabalho e vice versa. Os vídeos faço tipo podcast e escuto em vários momentos.

Isto significa a “morte” do ensino formal e tradicional? Não de jeito nenhum.

Ele continua sendo o pilar, a fundação do processo educacional, apenas ele terá de se atualizar.

Eu mesmo, depois de décadas de formado voltei ao banco de escola para fazer um MBA. Foi ótimo. Revi conceitos importantes que não estava usando e conheci muita coisa nova. Atualizei o meu vocabulário técnico. E principalmente conheci gente nova, fora do meu círculo com uma visão diferente da minha e acabei ganhando novos amigos ao longo dos 18 meses que passaram voando.

Jantar formatura da nossa turma MBA

Recentemente estou usando plataforma de EAD (ensino a distância). Confesso que tinha um certo preconceito. Meu filho me convenceu ao contrário. A PUC RS tem uma plataforma muito boa. Já fiz dois cursos de curta duração. Estou seriamente pensando em fazer uma Pós graduação …

Em resumo, temos de aprender a vida inteira, o tempo todo.

Isto é Lifelong Learning!

Ou seja, Jacaré que dorme na beira do rio vira bolsa de madame!

E você o que pensa sobre o Lifelong Learning? E o que faz para se manter atualizado? Compartilha com a gente!