A Mobilidade faz parte do Plano Estratégico de sua Empresa?

A Mobilidade faz parte do Plano Estratégico de sua Empresa?

Você se preocupa com a mobilidade urbana? Ela faz parte do Plano Estratégico de sua Empresa? Se a resposta for um duplo não, está na hora de você rever seus conceitos, especialmente se você trabalha no setor de Logística e Transporte.

Se você faz parte da parcela que respondeu afirmativamente às minhas indagações, existem inúmeras alternativas para reduzir o impacto da distribuição nas emissões de gases ou na neutralização da emissão de carbono na atmosfera. Os grandes players do e-commerce estão priorizando estes transportes “alternativos”. Veja o vídeo do mercado livre onde está mensagem está em destaque:

Quando abordamos a mobilidade do ponto de vista de bens de consumo e mercadorias, as alternativas com veículos elétricos (híbrido ou 100%) tendem a crescer, em especial, nas grandes cidades.

A distribuição via bicicleta está sendo utilizada principalmente na área de “delivery” de refeições prontas e comércio eletrônico de itens de pequeno porte. No Brasil temos vários exemplos de empresas dedicadas a este tipo de distribuição, como a Courri e a Pedivela.

Uber Eats, iFood e a Rappi

As 3 empresas experimentam um crescimento fantástico no segmento de delivery no Brasil e em muitos outros países. Na Europa, a Stuart do Grupo DPD se destaca também neste setor.

Mas quando falamos de mobilidade existem outras variáveis que deveriam ser estudadas. A localização dos estoques (centralizados ou regionalizados) podem impactar significativamente no cálculo do impacto das emissões de gases. E isto deve cada vez mais ser objeto de estudo, afinal a migração de vendas do varejo para o comércio eletrônico vai se acentuar nos próximos anos.

E no futuro teremos no nosso cotidiano robôs autônomos ou semi autônomos, drones e uma variedade de veículos de todos os portes autônomos ou semi-autônomos com geração zero carbono fazendo a distribuição da última milha . E aí? A Mobilidade faz parte do Plano Estratégico de sua Empresa?